domingo, 1 de março de 2020

Virgem de Guadalupe, a santa mexicana.


Nossa senhora de Guadalupe, conhecida como a Santa mexicana, mas, na verdade a santa é padroeira de toda a América. Muitos não a conhecem, porém é de grande importância para os todos mexicanos.
O México é o segundo país com mais católico, mas por incrivel que pareça, perde somente para o Brasil, no número de católicos. Porém, desde a primeira vez que eu vim ao México, ainda como turista, notei a devoção a essa santa, e não somente quando se comemora o seu dia, é visivelmente importante em todas as partes do México. Na minha casa por exemplo, tem várias imagens da virgem. Mas, não é somente nas casas que os mexicanos possuem as Lupitas (Lupita: apelido carinhoso ao nome Guadalupe) até nas ruas encontra-se as imagens, sempre enfeitadas com rosas e velas e muias vezes protegidas com vidros.
Conta-se que a Virgem Maria apareceu para Juan Diego, um indigena, no monte Tepeyac, atualmente Vila de Guadalupe, onde se encontra suas igrejas, norte da Cidade do México. Segundo relatos, a santa pediu a Juan Diego, agora santo, canonizado pelo Papa Joao Paulo II em 2002, que fosse até o bispo mexicano e pedisse, que naquele lugar fosse construido um santuário para Deus.
No dia 12 de dezembro de 1531, Juan diego levou um manto com a imagem da santa, isso após a solicitação do bispo por uma prova de sua aparição. Conhecida como o grande milagre da Virgem, sua própria imagem em um tecido. Dizem, que essa imagem dura a mais de 4 séculos e nunca foi retocada.
Esta imagem da Virgem, hoje está exposta na nova igreja dentro da Vila de Guadalupe.
Então, todos os anos no dia 12 de dezembro, milhares de romeros, fazem a peregrinação desde seus povoados, cidades e estados, caminhando, de carro, ônibus, correndo, em bicicleta e até de joelhos, carregando sempre a imagem da Virgem.
A peregrinação pode começar dias antes, muitos dormem no caminho, nas ruas em noites frias e perigosas, comem o que é doado por pessoas amáveis e devotas no meio da estrada, oferecem tamales e atoles, comidas típicas e quentes da temporada, já que aqui no México, dezembro é extremamente frio, com temperaturas abaixo de zero pela madrugada.
Aqui no México, esse dia é levado muito a sério, milhares de pessoas e até famosos vão a basílica de Guadalupe para cantar as mañanitas (parabéns pra você mexicano) a virgem, há missas na basílica, serenatas e muitas outras homenagens.
Na madrugada do dia 11 de dezembro tive a oportunidade de poder estar na Basílica de Guadalupe, onde vi muitos peregrinos chegando, muitos caminhando até a igreja, pagando promessas ou agradecer algo, sempre carregando a imagem sagrada. O frio era extremo ás 5 da manhã, estavamos a 2 graus negativos, havia muita gente dormindo pelas ruas em volta a vila. Dentro da igreja, já se escutava a primeira missa do dia, passamos por baixo do palco, onde fica uma rampa móvel para que as pessoas possam ver a imagem da virgem junto a bandeira do México, eramos em muitos, porém a sensação de estar em um lugar tão bonito, histórico e sagrado foi muito importante para mim.
Quando venha a Cidade do México, não deixem de visitar a Basílica de Guadalupe.
Localização: Plaza de las Américas 1, Villa de Guadalupe, Villa Gustavo A. Madero na Cidade do México.
Como chegar: Metro La Villa - Basílica, linha 6/vermelha.
Pacotes de turismo: Há alguns hóteis que oferecem o serviço turistico, na rua é possível encontrar também serviços oferecidos por taxistas e empresas como TURIBUS fazem pacotes para viagem que contém visita a vila.
Então, finalmente hoje, dia 12 de dezembro, começa a temporada GUADALUPE - REIS, festas e mais festas, entre comemorações de natal, festas em empresas e com amigos chamadas de pousadas, festa de ano novo e a celebração do dia de Reis, em 6 de Janeiro.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design Editado por: Renata Massa

imagem-logo